Julho 28, 2006

‘Projecto de Espaços Exteriores’

Posted in Pormenores, Uncategorized às 6:55 pm por crix

Eu acho que este pormenor é revelador do que eu sinto que se passa á minha volta…

Eu sei que é um exagero o nome que dei ao post, mas é intencional… porque também acho que estamos a cair num exagero, de laxismo, inconsequência e porque não incompetência.

Este prédio localiza-se numa Rua que foi projectada e executada há poucos anos em Caldas, perpendicular ao Chafariz das Cinco Bicas, e é um eixo importante na cidade ainda mais agora que vai ser a rua do futuro Complexo Multiusos.

No painel publicitário de venda dos apartamentos, lembro-me que havia uma larga avenida com árvores de ambos os lados a sombrear os estacionamentos, passeios largos, etc…

Mas parece que afinal enganaram-se nas medidas e já não houve lugar para as caldeiras das árvores e mesmo o passeio ficou nos mínimos legais.

Como espaços verdes sobraram dois canteirinhos (um deles é o mostrado acima) e umas floreiras laterais á escada de entrada, que já estavam por arranjar talvez há mais de um ano.

Hoje, quando passei, vi que andavam por lá ‘jardineiros’ e vi esta piteira plantada no canteiro da entrada do prédio.

Soltei um grito, (…) não por me ter picado, mas acho que a imagem me feriu demasiado a sensibilidade. Uma Agave americana var. picta, com cerca de 1m de altura, plantada num canteiro junto a um passeio público onde passa tanta gente.

Cada vez mais tenho mais a sensação que quem manda nao tem consciência do que mandou  e quem fez tambem nao tem consciencia do que fez… Um jardineiro, dos antigos, daqueles que conhecem as plantas tenho a certeza que se insurgiria contra a plantação daquela planta ali.

Sobre quem mandou, eu estou a imaginar a sua linha de pensamento:evitar despesas, evitar a instalação de um sistema de rega, evitar custos de manutenção, e por aí fora…mas terá noção de como é uma piteira adulta? … e de como ela é incompatível com a circulação próxima de pessoas e crianças principalmente?

Beleza não é preocupação dessa pessoa, tenho a certeza, e pelos vistos segurança também não…

Entretanto espero que não aconteça nenhum acidente até que aquela planta, que não tem culpa nenhuma, seja removida para um outro sítio onde se possa tirar partido da sua beleza.

Deixe uma Resposta

