Junho 14, 2006

Maior Central de Energia Solar do Mundo Vai Ser Instalada na Amareleja

Posted in Energias Alternativas às 8:24 pm por crix

A construção da maior central de produção de energia solar fotovoltaica do Mundo arranca hoje (2 Junho 2006) em Serpa, com a cerimónia de colocação da primeira pedra. Trata-se de um investimento de 60 milhões realizado pela gigante norte-americana General Electric (GE) que comprou o projecto "chave-na-mão", da Powerlight Corporation e da portuguesa Catavento, Lda, para a instalação da unidade naquele concelho do baixo Alentejo.Na apresentação pública da central vão estar presentes, entre outros, o presidente da GE Portugal e GE Espanha, Mario Armero e o director-geral de Energia, Miguel Barreto.A central, de acordo com a última informação disponível, deverá atingir em Janeiro de 2007 uma potência instalada de 11 megawatts (MW), quantidade de energia capaz de abastecer cerca de 8 mil lares. Além disso, a central permitirá poupar quase 30 mil toneladas de emissão de dióxido por ano, comparando a mesma quantidade de energia gerada a partir de combustíveis fósseis."

Retirado de: Jornal de Negócios Online

Procurei imagens sobre o projecto da referida central de energia solar em Portugal, mas nao encontrei nada.

Como só conseguia visualizar mentalmente aqueles painéis solares que costumamos ver em cima dos telhados, já estava a imaginar mais de 100 hectares do nosso Alentejo cobertos daquelas peças tão … pouco orgânicas!

Foi por essa razao que fui procurar outras centrais de energia solar e encontrei os projectos da central na Austrália e em Espanha. Pelo menos esses mostram projectos…

Depois pensei, porque razão vêm os americanos colocar "uma" maior coisa do mundo aqui no nosso país? Sol, eles tambem têm lá e espaço nao lhes falta…

Ou este projecto é uma grande coisa mesmo ou então ninguem mais o quer e nós vamos ter que o aceitar  para promoção de meia dúzia de interesses.

Continuo com esta dúvida…

Depois continuo a ler outras coisas e reparo que:

– Na energia eólica, vêm os espanhóis e australianos investir cá; na energia solar vêm os alemães e americanos; e nós portugueses andamos a discutir se havemos de investir no nuclear (quando os outros já começaram a desmantelar a suas centrais).

– Um único gerador eólico pode gerar até entre 0.75-1.0 MW. Ou seja, um parque de 10-15 geradores eólicos gera a mesma energia que a maior central fotovoltaica do mundo! De referir que a potência de 11 MW anunciada é nominal, ou seja, só gera essa energia para as condições de referência de incidência solar (condições óptimas). Nomeadamente, à noite, a potência gerada cai para zero e em condições climatéricas ou sazonais adversas (a incidência dos raios solares é menor do que a óptima em 3/4 do ano) cai para níveis de envergonhar: 15-20% do nominal! Enquanto que, os aerogeradores continuam a funcionar, noite e dia, Verão e Inverno. Tenho que reconhecer que são muito mais eficientes, apesar de não gostar muito de os ver por perto…

Concluindo, não entendo qual é o caminho que estamos a tomar, qual a orientação politica e ambiental que este meu pais está a seguir!!!

2 comentários »

  1. sfgsdfgdg said,

    hjcghj

  2. mark said,

    Dear Sir/Madam,
    I have the honour to introduce to you my company called PRESTIGE TRADERS as one
    of the leading importers of genaral merchandises, We would like to purchase the
    following items from your company

    (a)-75watts………………………………………20Pcs
    (b)-85watts……………………………………….50Pcs
    (c)-100watss……………………………………..50Pcs

    Please send us the (INVOICE) total price for the goods we have ordered for
    including the shipping charges by courier or cargo to Entebbe International
    airport Uganda,
    EASTAFRICA.

    Thank you and best regards.

    (Purchasing Manager)
    Mr.Mark Jimmy

    PRESTIGE TRADERS
    PO BOX 1082 PLOT 10 WILLIAM STREET
    Kampala
    Uganda East Africa
    TEl +256712641019


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: