Junho 11, 2006

Torre Solar na Australia

Posted in Energias Alternativas às 4:56 pm por crix

Uma companhia autraliana chamada EnviroMission vai construir uma enorme estufa com uma torre no centro cujo objectivo é produzir energia eléctrica.

A Torre Solar que a EnviroMission pretende construir é uma estufa com cerca de 4 km de diâmetro e terá uma torre central com cerca de 800 m de altura. O sistema aproveita as diferenças de temperatura entre o interior da estufa e o exterior para produzir energia. O Sol aquece o ar no interior da estufa onde a pressão se torna muito mais alta do que a pressão do ar na saída da torre a 800 m de altura. A esta altitude a pressão e a temperatura do ar são muito mais baixas do que no interior da estufa.Um dos problemas dos projectos alternativos de produção de energia é o facto de normalmente não funcionarem em determinados períodos do dia ou do ano. A energia solar só pode ser captada de dia e a energia eólica só pode ser captada quando sopra o vento. Para evitar este problema, a Torre Solar acumula energia durante o dia. Para isso são colocados no interior da estufa materiais, como rochas, que acumulam calor, calor esse que é lentamente libertado durante a noite.

A Torre Solar não é um projecto completamente novo. Um protótipo foi montado em Espanha em 1982 e funcionou durante cerca de 7 anos. Esse protótipo foi utilizado para tirar dados que agora vão ser utilizados para construir uma torre muito maior.  Agora o projecto tornou-se rentável graças à política energética australiana que promove energias alternativas. A Austrália é um local ideal para um projecto destes porque lá não falta nem sol nem espaço.

O projecto vai ser construído algures na Austrália numa zona com muito tempo de exposição ao Sol. A localização exacta dependerá do custo da terra, dos apoios dos estados, da estabilidade do terreno e do acesso à rede eléctrica.

O projecto vai começar a ser construído em 2003 e estará em funcionamento em 2005 (pelo menos os planos são estes). Produzirá energia suficiente para 200 mil habitações. Custará cerca de 350 milhões de dólares, 70% mais do que uma estação eólica com a mesma capacidade (este projecto tem a vantagem em relação a uma estação eólica de fornecer energia em contínuo).

Os promotores do projecto alegam que ele evitará a emissão de grandes quantidades de CO2 ajudando a evitar o aquecimento global. No entanto, esta vantagem é discutível já que o projecto cria ele próprio grandes quantidades de calor que se perde para o ambiente. Alguém vai ter que fazer as contas…

Retirado de Nónio

"Se trata de construir una torre de 1km de altura y 133m de diámetro para conseguir generar 200 megavatios de energía. Para ello se contará con 32 turbinas (6,25 megavatios cada una) y se necesitarán 34 meses y 2700 trabajadores para construirla. Finalmente, con 15 trabajadores se calcula que se podrá mantener en perfecto estado y trabajar con ella.

En principio se va a construir en Australia, y se han basado en el trabajo del profesor Jörg Schlaich, que junto al gobierno de España de 1982, construyó una planta solar similar que generaba 50 Megavatios y funcionó durante 7 años en Manzanares.

A continuación, podemos ver un video prototipo sobre la torre solar de 1000 metros que la verdad, nada tiene que envidiar a la torre del señor de los anillos."

Retirado daqui

Ver mais aqui

8 comentários »

  1. DÉBORA said,

    GOSTARIA DE SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ” SISTEMA TORRE”

  2. emerson said,

    queria saber como e o gerador da torre, como ele sera acoplado no sistema

  3. Prof. Gladimir Pinto da Silva said,

    …esta vantagem é discutível já que o projecto cria ele próprio grandes quantidades de calor que se perde para o ambiente. Alguém vai ter que fazer as contas…

    Acho que quem fez esse comentário está sofrendo um forte equivoco, pois a torre solar não cria calor, ela simplesmente utiliza o calor existente no ambiente. Basta lembrar a lei mais básica da física: energia não pode ser criada nem destruida, somente transformada.
    A torre solar é um projeto fantastico pois transforma o calor proveniente do sol e do solo em energia elétrica, ao contrário das usinas térmoelétricas e termonucleares que transformam a energia potencial armazenada nos combustíveis fósseis ou atômicos em calor para gerar vapor e trasnformar a energia de pressão desse vapor em energia elétrica através do turbogeradores.
    Essa torre é realmente a melhor solução para geração de energia sem acelerar o aquecimento global.

  4. Prof. Gladimir Pinto da Silva said,

    Emerson e Débora,
    no site http://www.enviromission.com.au/
    voces podem baixar um video com animação grafica sobre o funcionamento da torre.

  5. Juliana said,

    como a torre manda energia para as casas?

  6. 03 dezembro 2008

    Acompanho esse projeto desde 1980. E´ um dos melhores processos de aproveitamento da energia solar conjugada à energia eólica por meio da convecção do ar. Com relação aos comentários anteriores, o prof. Glamir não observou todos os dados. Acredito também que ele não pensou que a energia estava sendo criada. O rebatimento dos raios solares na estufa armazena o calor recebido pela radiação. Isso faz com que a convecção tenha início fazendo com que exista uma corrente de ar em torno de 17,3 m/s dentro do túnel vertical.
    Em 1980, no Novo México, foi feito um estudo com um protótipo com 44m de h , 20 de diâmetro do tubo, e uma ária circular com 100m de diâmetro formando a estufa com um pé direito de 2m.
    Nesta mesma época eu ensinava Física Experimental no CEFETse e juntamente com alguns alunos fizemos um micro protótipo com algumas otimizações que geraram um potencial elétrico proporcionalmente o trípulo. Tentamos a todo custo apoio para fazer algo que alimentasse a escola ( inicialmente toda a iluminação escolar ). Fomos chamados de doidos e ninguem nos apoiou. Lamento pois aqui no Brasil poderíamos estar muito mais à frente do que na Austrália sem esquecer que existem três variantes que poderiam ser muito mais produtivas ( no mínimo em 300% ) . Paciência. Parabens para os australianos. Infelizmente não existe mais piada de portugues. As piadas são mesmo quanto a burrice dos administradores brasileiros em todos esses anos.

  7. A torre solar é uma conquista da tecnologia para a produção de energia ecologicamente correta, fato é que grupos independentes podem se promover na sua construção. O capital social na produção de energia mundial ainda é pequena, em realção a outros setores da economia, o que se faz crescente a cada ano.
    Estamos na fase inicial de desta tecnologia que converterá energia solar em elétrica, contudo o próprio planeta como todo é uma torre solar, o que estão proporcionando é uma canalização destas correntes de convecção para proporcionar energia via turbinas. É a inteligência humana na conquista de novas formas de vida saudável, resta saber se os processos capitalistas dificultarão ou não a evolução destas tecnologias.
    Nosso papel como professores universitários são conscientizar as futuras gerações sobre os processos harmônicos entre o homem e a natureza.
    Devemos nos portar como atores motivadores e norteadores dos processos que apresentam soluções praticam e simples para a produção de energia, seja ele qual for, tem uma visão global do processo é a garantia da saúde do nosso planeta, devemos sim incentivar sociedade vivas e aniquilar os mentores individuais que tentam levar vantagens nos processos naturais da evolução humana.

    Prof MSc Henrique Starick
    Teófilo Otoni, MG, Brasil


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: